quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Melhor do Mundo: Perdendo credibilidade?




Como todos sabem, deste ano em diante os prêmios de Melhor Jogador do Mundo FIFA e o prestigiado Ballon d’Or serão combinados e formarão o prêmio FIFA Ballon d’Or. É um alívio para o mundo futebolístico após termos situações no mínimo esquisitas ao nomear o melhor jogador do Mundo e da Europa.

Por exemplo, em 2004 vimos Ronaldinho ganhar o prêmio de Melhor do Mundo da FIFA, mas, quando saiu a premiação de Melhor Futebolista Europeu, Ronaldinho ficou em terceiro lugar atrás de Andriy Shevchenko e Thierry Henry. Como o melhor jogador do mundo é apenas o terceiro melhor na Europa é bastante difícil de ser explicado. Outra razão para acreditar que as duas premiações em separado estavam perdendo credibilidade é pensar no jeito em que ela é feita. Porque não pode ser no fim da temporada? Porque temos de esperar até o fim do ano? A principal questão é: como isso é julgado? Já vimos que, no momento em que a premiação é dada, praticamente metade da temporada já foi disputada. Olhando desta forma, a temporada em curso parece ter um efeito na nomeação de quem disputará o prêmio.

Um exemplo perfeito seria o caso de Diego Milito, que foi simplesmente brilhante na última temporada mas sofre um início medíocre nesta temporada. Isso afetou de alguma maneira sua vergonhosa omissão na lista dos nomeados para o prêmio deste ano? Mesmo Miroslav Klose (com apenas 3 gols na liga) ficou na sua frente.

Isso mostra o quão falho é esse sistema quando se chega ao ponto de nomear e premiar os melhores jogadores durante a temporada. Era de se supor que a premiação levasse em conta somente uma temporada, e os jogadores fossem julgados por aquela temporada em particular, não pela temporada anterior ou posterior. Rooney teve uma Copa do Mundo terrível, mas Klose teve uma temporada horrível sem contarmos a Copa do Mundo. Isso significa que ele teve uma temporada melhor que a de Rooney? Thierry Henry estava a frente de todos em 2003, mas o prêmio acabou indo para Zidane, que teve uma boa, mas não espetacular temporada comparada a Henry.

Os campeões anteriores vieram exclusivamente de Juventus, Real Madrid, Inter de Milão, Milan e Barcelona, até que Cristiano Ronaldo venceu enquanto ainda era jogador do Manchester United. Também há uma impressão de que o prêmio é dado baseado na performance em uma única competição (Ronaldo em 2002 e Cannavaro em 2006). Ambos fizeram brilhantes Copas do Mundo, mas não chegaram nem perto disso na temporada por seus clubes. Isso nos faz perguntar se a premiação de melhor do mundo é feita de uma maneira justa.

Um comentário:

  1. Realmente, tinha que ser no final da temporada e não no final do ano...

    Klose na lista e Milito fora eh uma coisa inexplicável

    ResponderExcluir

Bem vindo ao Portal EPL Brasil.