Já é de conhecimento geral a extrema eficiência defensiva da equipe do Chelsea nos últimos anos. Só para se ter uma idéia, nas últimas 6 temporadas os azuis de Londres foram a equipe menos vazada da Premier League em 4 ocasiões. Na temporada 2004/05, inclusive, o time bateu o recorde de menos gols sofridos em uma mesma competição (apenas 15).
Mas um detalhe se sobressai na campanha do Chelsea na atual temporada. Após alguns anos sofrendo com altos e baixos, desde o traumatismo que sofreu em um jogo da Liga em 2006, Cech parece estar retornando a sua antiga forma, que lhe credenciou a alcunha de um dos melhores goleiros do mundo naquele mesmo ano.
Sem tantas lesões e com certa sequência de jogos, o tcheco tem se saído muito bem nesse início de temporada, voltando a fazer grandes defesas e e ajudando a equipe londrina a obter uma incrível marca de apenas 2 gols sofridos nos primeiros 9 jogos da EPL. Para efeito de comparação, o desempenho defensivo é o mesmo que o da época do recorde, durante o mesmo período de 9 jogos.
É claro que o forte sistema de marcação do Chelsea, com Terry comandando a defesa (embora um pouco abaixo do que costuma jogar) e Ivanovic em excelente fase, possui grandes méritos nessa excelente campanha. Mas também é óbvio que sabendo que existe alguém confiável no gol, os outros jogadores de defesa se sentem muito mais tranquilos. Afinal, qualquer um que estivesse jogando, olhasse para trás e visse Hilário ou Turnbull no gol, sentiria calafrios só de pensar no que poderia acontecer se a bola passasse dos zagueiros...
Olha, tomara que ele volte sim, até porque ano passado ele teve umas atuações que parecia até o Hilário jogando, nada contra ele, nem sei onde ele mora...
ResponderExcluir